02/04/2018

Dez dicas para o passageiro de avião

 1. Planejarás tua viagem considerando imprevistos.
Se tiver algum compromisso no dia da viagem, considere ir na véspera ou voar com boa antecedência. Tente antecipar seu voo assim que chegar ao aeroporto: as empresas costumam liberar antecipações de voos na mesma data, sem custo. Se for fazer conexão, veja se tem tempo adequado de espera entre os voos (recomendo ao menos uma hora em voos domésticos e duas horas em voos internacionais). Lembre-se que a aviação é sujeita a questões climáticas e operacionais que podem ocasionar atrasos e cancelamentos dos voos. Leve uma muda de roupa extra em sua bagagem de mão. 
2. Observarás as regras da tarifa antes de comprar.
Toda viagem está sujeita a imprevistos. Algum parente faleceu ou ficou doente; mudança ou problemas no trabalho; brigas ou término de relacionamento. Considere tudo isso antes de comprar sua passagem. Basicamente, antes de emitir o bilhete, você precisa saber:
a) se a tarifa da sua passagem é reembolsável (muitas passagens não dão direito a devolução do dinheiro, só a remarcação, e mesmo assim dentro da validade de um ano do bilhete);
b) quanto custa se você precisar remarcar ou cancelar a passagem (lembrando que remarcação tem a multa mais a diferença de tarifa);
c) se a tarifa pontua milhas no programa de fidelidade.
Aguarde um post especial com dicas sobre reembolsos e remarcações que será publicado em breve no Melhores Destinos.
dicas-passageiro-aviao
3. Pagarás um preço justo e aproveitarás as melhores promoções.
Compre com antecedência de pelo menos 30 dias. 
4. Confirmarás a reserva na véspera da viagem.
Entre no site da empresa aérea e confirme se sua reserva está mantida ou se houve alguma mudança. Se aparecer alguma mensagem de alteração leia atentamente, confirme o novo itinerário ou procure alternativas se não aceitar a reacomodação. Em caso de dúvidas ligue para a empresa aérea. É uma medida simples, mas que pode evitar inúmeros transtornos quando a companhia muda seu voo e não consegue avisar. 
5. Farás o check-in online, com antecedência, no site ou no app da cia aérea.
Leva menos que cinco minutos, permite a escolha dos melhores assentos e pode ser a diferença entre você voar ou não caso chegue atrasado ao aeroporto ou se o voo tiver overbooking (quando a companhia tem mais reservas do que assentos disponíveis). Mesmo que não consiga imprimir, faça seu check-in pela internet ou celular e imprima no aeroporto.
Importante: limite de 1h30 antes do voo. O check-in ou impressão do cartão de embarque no totem do aeroporto encerra 40 minutos antes do voo doméstico e 1h10 antes do voo internacional. Em todos os casos confira atentamente no cartão de embarque seu nome e destino, seu assento, o horário de embarque, as conexões e se a pontuação aparece creditada no programa de fidelidade.
6. Pontuarás suas milhas no programa de fidelidade.
Há muito tempo os programas de milhagem deixaram de ser apenas um incentivo ao passageiro. São um negócio muito lucrativo. Acumular milhas equivale a uma poupança para voar, para vender ou ainda adquirir produtos e serviços valiosos. Quando você viaja sem creditar as milhas está rasgando dinheiro. Caso esqueça seu número de cadastro lembre-se que com o CPF você consegue recuperar o número no aeroporto. Se embarcou sem pontuar aguarde 72h e peça o crédito pelo site da empresa aérea. Importante ter a sua via do cartão de embarque até o devido crédito da pontuação.
dicas-aeroporto-embarque
7. Chegarás ao aeroporto com tempo suficiente para embarcar com tranquilidade.
As multas de remarcação, no show (não comparecimento) e a diferença de tarifa (diferença de preço entre a passagem comprada e seu novo voo) podem ultrapassar 20 vezes o valor pago originalmente. Então, saia com uma boa antecedência, leve um livro ou tablet para passar o tempo e se prepare para trânsito ou algum inesperado que pode gerar em atraso. Em qualquer hipótese, nunca perca seu voo. Se desistir de voar cancele ou altere sua reserva antes do voo, pois isso vai te fazer economizar uma boa grana.
8. Não despacharás bagagens, sempre que isso for possível.
Isso vai lhe poupar pelo menos 40 minutos entre despacho e retirada da bagagem, mas vai exigir que você carregue uma mala mais a bolsa ou mochila dentro das especificações da sua empresa aérea. O controle costuma ocorrer pelo tamanho da mala e não pelo peso. As empresas costumam liberar até 10 kilos de bagagem de mão. Porém, evite ir ao check-in se não for despachar, pois em alguns casos eles fazem valer a regra dos quase impossíveis cinco quilos. Se for inevitável despachar malas, confira a etiquetagem de sua mala e se a estampa contém seu nome e o destino da viagem. Use cadeado ou peça um lacre ao despachante. Coloque seus dados pessoais dentro e fora da mala. Nunca despache eletrônicos, dinheiro, documentos ou objetos de valor. Lembre-se que o que passar de 23 quilos em voos nacionais será taxado e o valor pode ser mais caro que a sua passagem. 
dicas-bagagem
9. Cuidarás para não esquecer nada dentro do avião.
Visite o LL (achados e perdidos) de uma empresa aérea e você entenderá melhor o nono mandamento. O número de carteiras, celulares, tablets, dentaduras, malas e objetos pessoais esquecidos diariamente em aeronaves é impressionante. É difícil recuperar esses objetos (cerca de 30% do que é perdido é recuperado). Então, fique atento! Olhe para trás antes de deixar o avião. Veja se não deixou nada no bolsão, no assento, ou no compartimento superior. Evite colocar objetos nos bolsões. Se esquecer algo, ligue imediatamente para a empresa ou volte ao aeroporto. Quando mais rápido agir maiores as chances de recuperar seu pertence.
10. Conferirás se suas milhas foram devidamente creditadas.
Infelizmente o crédito das milhas não é infalível, mesmo apresentando o cartão de fidelidade no check in. Os sistemas estão sujeitos a falhas. Aguarde 72 horas e confira se o crédito ocorreu como previsto. Em caso de dúvidas, procure a empresa aérea. Guarde sua via do cartão de embarque até o devido crédito da pontuação.
Sobrevoando os Alpes Suíços - vôo LX0093 - GRU x ZRH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

imagem-logo
© Blog Ana Alquires - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.